Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/storage/4/62/0b/potencializeeducacio/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

Leitura – Da descoberta ao hábito.

Primeiras provas do ano e seu filho não estudou?
22 de março de 2019
Por que a decisão de trabalhar com educação?
28 de abril de 2019
Show all

Leitura – Da descoberta ao hábito.

Gostaria de compartilhar dois momentos da minha vida com relação à leitura. O primeiro momento relatando a minha dificuldade com leitura e o segundo momento como mãe.

Quando eu era criança, por volta dos 7 anos, eu ainda lia letra por letra, demorava um bom tempo para ler a palavra, e imagina um texto então… ficava quase um dia inteiro e no final eu não havia compreendido nada. Além disso eu ficava nervosa, o que contribuía para o meu não aprendizado em termos de leitura.

Meus pais perceberam esta minha dificuldade e me levaram para médicos (sugerido pela escola) que mostraram resultados normais. Em paralelo, com muito apoio e dedicação de meus pais, apesar dos obstáculos, em menos de 1 ano, eu estava lendo muito bem.

Este fato que marcou minha infância, me fez repensar sobre como agir com os meus filhos. Em conversa com meu marido, além de muita pesquisa e estudos, tomamos a decisão de agir da seguinte forma: contamos histórias e usamos muitos livros-brinquedos para as crianças quando eram menores (de bebê até a pré-alfabetização), apresentamos as letras, e frequentamos livrarias, sempre de uma forma divertida, prazerosa (importante: sem pressão), momento família e claro, não esquecendo da parceria com a escola, essa sim responsável pela alfabetização.

Hoje, a leitura em livro físico faz parte da rotina de casa, incluindo os adultos (temos que ser exemplos para eles), reduzimos bastante o tempo de tela (mas este assunto abordarei outro dia), e o restante do tempo é livre para as crianças brincarem.

Aproveite este momento e escolha um livro juntamente com seu filho para ele ler para você, ou leia para seu filho (no caso dos que ainda não sabem ler). Este momento impar será ótimo para ativar a motivação e desfrutar o gosto pela leitura, além da aproximação mãe, pai e filhos.

 

Erika Ferreira

Psicopedagoga, Empreendedora e Mãe

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato
Olá tudo bem? Posso ajudar ?