Notice: WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/storage/4/62/0b/potencializeeducacio/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

Aulas particulares e orientação de estudo: quando é preciso buscar ajuda para a vida escolar?

Levemos as crianças aos museus
17 de maio de 2019
Volta às aulas!
6 de agosto de 2019
Show all

Aulas particulares e orientação de estudo: quando é preciso buscar ajuda para a vida escolar?

Quando chega essa época do ano, alunos e famílias se debruçam sobre os boletins e suas notas para conversarem sobre a vida estudantil, as aprendizagens e os desafios do 2º semestre. Também é um momento de refletir sobre as dificuldades e os apoios necessários para superá-las. E, em muitos casos, seja por indicação das escolas ou por percepção dos pais, é a hora adequada para procurar ajuda externa. Veja abaixo algumas dicas para saber como lidar com esse processo.

Como saber se meu filho precisa de um acompanhamento fora da escola?

Muitos motivos podem levar à necessidade de apoio ao aluno fora da escola. Na experiência que a nossa equipe adquiriu ao longo de muitos anos de trabalho, percebemos três motivos principais:

Lacunas de conteúdo: o estudante não aprendeu ou está com dificuldades em conteúdos específicos de uma ou mais disciplinas. O desempenho nas provas pode ser um dos indicadores dessa situação, mas a relação global do aluno com aquele campo do conhecimento e o histórico dele na disciplina também devem ser avaliados para traçar um plano de trabalho;

Organização da vida escolar: para muitos alunos, os problemas de aprendizagem estão diretamente ligados à dificuldade de estruturar uma rotina das atividades ligadas ao seu próprio estudo. As dificuldades variam bastante conforme a faixa etária, mas alguns exemplos comuns são:

– falta de organização do espaço de estudo em casa

– problemas no gerenciamento do material escolar e do calendário de atividades

– baixa autonomia para cuidar da própria vida escolar

Dificuldades emocionais: questões emocionais estão sempre presentes nos processos de aprendizagem. Conflitos com o grupo, dificuldades de relacionamento com os colegas ou professores, ou um desinteresse global ou desmotivação pelo estudo são situações que também podem precisar de apoio para uma boa resolução.

Você percebe alguma dessas características em seu filho? Se sim, agora é uma boa hora para procurar ajuda e traçar um plano de trabalho para o 2º semestre. De maneira geral, um trabalho consistente de orientação de estudos tem condições de alavancar os processos de aprendizagem e os resultados dos alunos, desenvolvendo e ampliando a autonomia de cada um.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato
Olá tudo bem? Posso ajudar ?